FEIRA LIVRE - O QUE É
Antes de sabemos como surgiu as feiras livres precisamos saber o que é uma feira livre, As feiras são fenômenos econômicos sociais muito antigos e já eram conhecidos dos Gregos e Romanos. Entre os Romanos, por causa das inplicações de ordem pública que as feiras tinham, estabeleceu-se que as regras de sua criação e funcionamento dependiam da intervenção e garantia do estado. o papel das feiras tornou-se verdadeiramente importante à partir da chamada revolução comercial, ou seja, do século XI. Daí em diante, seu número foi sempre aumentando até o século XIII.
As feiras são o principal e, às vezes, o único local de comércio da população, muitas vezes sendo funcionadas como área de de centros culturais e de lazer. O colorido das frutas e legumes trazem todo diferencial nas barracas e atraem a atenção do consumidor.
ORIGEM DAS FEIRAS LIVRES
Acredita-se que a principal causa da origem das feiras tenha sido o excedente nas produções. Como anteriormente se produzia apenas para próprio consumo (tanto na época dos faraós quanto no período feudal), as feiras não tinham razão para acontecer. Foi a partir de trocas, de maneira comercial, que, na Idade Média, se obtiveram os primeiros registros de feiras livres, nas quais eram comercializados os mais diversos produtos, tais como especiarias, perfumes, jóias e sedas. A partir de então as feiras foram sendo organizadas, a princípio sem um lugar específico, movidas apenas pela oportunidade e pela necessidade de suprir as próprias faltas e de outrem...cada qual, a sua maneira, trocava seus excessos por outros produtos que não tivesse condições de produzir. Tal prática foi de grande importância para a consolidação das feiras da maneira que as vemos hoje.
Inegavelmente, as feiras contribuíram para o desenvolvimento e até mesmo a formação dos mercados e supermercados, que hoje ocupam cada vez mais espaço e atraem o interesse de boa parte da população. O que não se pode esquecer é que, apesar da praticidade de se encontrar praticamente tudo o que se espera encontrar numa feira livre no interior de um supermercado, a primeira não deve ser desmerecida, uma vez que elas continuam sendo uma grande fonte de empregos e escoamento da produção de hortifrutigranjeiros, além do tradicional comércio de pescados.